Abrir uma lavanderia automatizada pode parecer difícil e complicado, mas na realidade, o processo segue alguns passos simples de executar. Você pode conferir as cinco principais maneiras para se iniciar um negócio de lavanderia, neste artigo exclusivo Vendpago.
A dúvida é mais recorrente do que se pensa: com a crescente das lavanderias automatizadas, dadas as próprias transformações dos centros urbanos em cidades cada vez mais aceleradas e dinâmicas, o modelo de negócio tem chamado a atenção, e mesmo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) comumente reporta casos de boas franquias de lavanderias em crescimento. Mas, afinal, uma pessoa leiga conseguiria abrir uma lavanderia automatizada? O que é necessário para conseguir operar uma?
O Brasil possui cerca de 8 mil operações de lavanderias (fonte: Sindilav), sendo 75% destinadas ao consumidor final. Nelas incluem-se as lavanderias self service, ou lavanderias express, em que um usuário acaba escolhendo pela agilidade e praticidade do serviço, sobretudo pelas mudanças de hábito cada vez mais presentes na sociedade. Este modelo de franchising têm crescido muito, como apontam justamente os últimos relatórios da ABF. Uma pessoa dita "leiga", que não necessariamente entenda do assunto, pode iniciar um projeto e assim abrir uma lavanderia automatizada, conduzindo um negócio de boa rentabilidade à médio e longo prazo. Abaixo, resumimos um passo-a-passo para você mapear, com sabedoria e planejamento, as etapas principais na abertura de uma lavanderia self.
1) Modelo de negócio
A primeira coisa que você deve fazer é escolher o modelo de sua lavanderia self: franquia ou marca própria? Existem grandes franquias atuando no país como a Lave & Pegue, Aqua Magic, entre inúmeras outras. Neste modelo, você recebe suporte da franqueadora, entretanto, deverá atender às exigências e padrões determinados por ela, desde o estilo da fachada ao ambiente interno, passando pelo padrão das máquinas e secadoras, bem como dos sistemas de pagamento e processos de autoatendimento em geral.
Se optar por uma marca própria, o processo inicia da mesma forma: a abertura da empresa, o nome, a marca, a identidade visual e a escolha do ponto - este último, que servirá também para os modelos franqueados.
2) O Ponto
A escolha do ponto é crucial para uma lavanderia self service, e talvez ainda mais crucial se comparada à determinados negócios. Não basta que o ponto seja "movimentado" ou esteja em uma "boa região". Você precisa identificar o público daquele local. Há mais comércios ou residências? Sua lavanderia atenderá às demandas de clientes domésticos (residenciais)? Há estacionamento para que possam descarregar as roupas? Ou são clientes com peças pontuais e capazes de alta rotatividade? O ponto permite conexões Wi-fi? O sistema de saneamento é adequado? Há quedas de luz frequentes? Entre outros.
Com a verticalização alcançando algumas capitais do Brasil, muitas residências antigas têm sido compradas por construtoras e incorporadoras, que nestes locais erguem prédios ou pontos comerciais. Esta pode ser uma boa opção inicial ao seu negócio, entretanto, os valores de aluguel podem ser maiores. Sempre avalie caso a caso, sem esquecer do mapeamento da região e do público-alvo, pois ele será a razão de sua lavanderia.
3) O Investimento
Para abrir uma lavanderia self service, o investimento inicial parte dos R$ 100 a R$ 150 mil reais. Mas tudo dependerá de quantos e quais equipamentos você utilizará, e claro, dentre os equipamentos, as máquinas de lavar devem ser profissionais. Não há como abrir uma lavanderia com máquinas domésticas, por exemplo, pois elas não aguentam os inúmeros ciclos de lavagem em um dia.
Adiante, você deverá considerar no investimento a estrutura e manutenção de sua loja: conforto para os clientes, lavatórios, banheiros, internet, sistema de pagamento, fachada, limpeza, dentre os quais farão parte do investimento total de abertura de um ponto.
4) Presença Digital e Posicionamento
Você terá clientes "analógicos", que o descobrirão por residirem próximo ao local; mas também terá uma quantidade de clientes que o encontrarão através das mídias digitais. Portanto, invista seu tempo em criar plataformas que facilitem o contato com seu cliente: Google Meu Negócio, redes sociais, site ou landing page. Com o tempo, você poderá investir em anúncios, sobretudo em épocas sazonais (como o verão) para a lavagem das roupas, e inverno, para o caso das secadoras - sobretudo em cidades do Sul do país com temperaturas próximas de 0º.
5) Tempo
O serviço de uma lavanderia self service é automatizado, contudo, você deverá passar tempo na loja: administrar fluxo de caixa, atender clientes com dúvidas ou problemas, realizar prospecções, dar manutenção e criar o chamado "networking" com sua clientela - pois o consumidor contemporâneo preza pelo bom atendimento, boa recepção e ótimo serviço.
Disponha sempre de tempo, do abrir ao fechar, dedicado à sua lavanderia. Se você tiver uma rede de apoio (familiar), isso pode lhe ajudar em certos contratempos. Com o crescimento, você poderá realizar a contratação de colaboradores para lhe ajudar. Este artigo de Paul Russo pode esclarecer bem suas dúvidas.
Mãos à Obra!
A rentabilidade e o retorno de investimento sobre uma lavanderia self service padrão é de 6 a 12 meses. Contudo, as questões apontadas acima andam juntas. É necessário que o núcleo de seu negócio seja totalmente voltado à satisfação dos clientes, tanto pela limpeza, claridade e boa organização do local, quanto pela usabilidade, facilidade e agilidade das máquinas e do autoatendimento, para que, em caso de dias muito movimentados, não se formem longas filas. Vale a pena considerar a ideia de uma lavanderia automatizada, se você é um dos que desejam abrir um negócio crescente e que está dentro de uma forte tendência para a década.
por Vendpago Soluções de Pagamentos
Excelente post. De grande ajuda.