top of page
  • Foto do escritorGrigio Comunicação

Como iniciar uma operação de maquina de pegar

Com a popularização em ascensão, as gruas de bichinhos estão se tornando um fenômeno operacional para empreendedores que desejam começar um negócio, ou incrementar um ponto de venda. Veja como iniciar um empreendimento de maquina de pegar.


Grua de maquina de pegar em fundo azul, nas cores da Vendpago, e no lado inferior direito um Vendtef Smart e a logo Vendpago
Conheça mais sobre nosso sistema para máquinas de pegar

Elas estão lá, presentes em shoppings centers, postos de gasolina, supermercados, distribuidoras. Atraentes por suas decorações, que podem envolver luzes neon e plotagens coloridas, as máquinas de pegar estão rapidamente se tornando um fenômeno comercial no Brasil. Com fichas de baixo custo, elas permitem que você realize jogos em busca de um brinde, que pode variar entre as pelúcias ou presentes, sendo os bichinhos o nicho mais comum.


Mas como iniciar ou obter uma máquina dessas? Aqui elencamos alguns passos que irão lhe ajudar em sua decisão:


  1. A escolha do ponto comercial


Operadores de maquina de pegar possuem dois comportamentos: os que buscam iniciar algum empreendimento somente com as máquinas de pegar, e os empreendedores que já possuem um ponto comercial, mas que desejam incrementar o local com o atrativo de uma máquina de brindes.


Para os que buscam começar literalmente do zero, a busca pelo ponto comercial é essencial. Você deve considerar aspectos como o aluguel do espaço, a frequência popular no local, os horários de funcionamento, e o próprio local em si. É necessário que sua operação tenha conexão à internet ou 4G/5G, ou seja, subsolos acabam sendo menos recomendados para você iniciar o empreendimento. 


Por ser um entretenimento, é bom que sua máquina de pegar esteja atrelada à lojas ou pontos que tenham essa finalidade, e estes pontos possuam elementos de conveniência - agilidade no atendimento, produtos diversos. A sua máquina será uma conveniência de entretenimento, ao ofertar brindes diversos que serão de sua escolha.


  1. A segmentação dos seus produtos


As gruas mais comuns de se encontrar são as que possuem bichinhos de pelúcia. Você pode segmentar este nicho, trabalhando com pelúcias gigantes - e assim, escolhendo operar com uma grua de bichinhos cerca de 5 a 6 vezes maior que uma comum, para caber os ursinhos grandes. Outra forma de segmentação com maquina de pegar é o trabalho com brindes em gerais, como chaveiros e bugigangas em geral. As máquinas de chave, em que a grua poderia pegar ou não aparelhos smartphones também são opções de segmentação.

Lembre-se: quanto mais criativa for a sua operação, melhor serão os rendimentos e a curiosidade dos frequentadores. Claro que é preciso sempre avaliar as possibilidades, antes de decidir.


  1. As formas de pagamento


Existem ainda gruas de bichinhos que operam apenas com dinheiro físico (notas e moedas), o que acarreta em perda massiva de vendas e clientes potenciais. Com o aumento da usabilidade de cartões de débito e crédito, sem toque, e também do PIX, o ideal é que você trabalhe com todas as frentes, desde o dinheiro físico, ao recebimento de cartões e PIX.A Vendpago tem a melhor solução do mercado com o Vendtef Smart. É a única do segmento a operar com sistema de áudio, que guiará a compra do seu cliente até a jogada; além de ter as melhores adquirentes do campo (Stone, PagSeguro), com uma máquina robusta, de fácil usabilidade e compra intuitiva. Com a Telemetria Vendpago, pelo ERP, você terá o controle completo em painel e dados, de todas as suas vendas, transações, horários; podendo avaliar informações importantes como aumento do ticket médio, momentos de melhor frequência, entre outros.


  1. Qualidade dos seus produtos


Por trabalhar com a curiosidade e despertar de interesse, é crucial que os produtos de sua máquina de pegar possuam qualidade. Para o caso de bichinhos de pelúcia, a inserção de ursinhos que são personagens conhecidos, bem como os que possuem qualidade na penugem, são ótimos atrativos para as jogadas - permitindo que você cobre valores mais justos por elas. O mesmo se aplica para as máquinas de chave, ou as que ofertem brindes diversos, sendo necessário a presença de produtos que despertem a curiosidade e o interesse dos potenciais clientes passando pelo local.


Outra dica é que você busque por esses produtos em marketplaces na internet, ou em locais conhecidos pela venda em atacado destes produtos. Há operadores que vendem kits de pelúcias por um valor fechado, como há a possibilidade de você mesmo montar o kit, de acordo com seu gosto e sua preferência para o cliente final.


  1. Mantenha o estoque


Imagine o seguinte cenário: você tem uma grua em um ponto comercial relativamente movimentado, e após um feriadão véspera de final de semana, alguns clientes conseguiram levar prêmios e seu estoque na máquina diminuiu. Contudo, é sábado, e com poucos brindes, o interesse de jogadas em sua máquina também diminuiu.


Não deixe isso acontecer.


Além da qualidade dos brindes, o que é atrativo para o seu potencial cliente é a quantidade deles na máquina. É questão de percepção: quanto mais ursinhos ou prêmios disponíveis dentro da máquina, maiores as chances de se conseguir escolher ou pegar um deles. Portanto, mantenha o estoque sempre cheio. O ideal é que você tenha eles não somente dentro da grua, mas kits de reserva para poder suprir a máquina após momentos de maior movimento e compra de fichas.


  1. Boas dicas Vendpago, mas… como eu consigo uma máquina de pegar? Com vocês?


A Vendpago trabalha apenas com o sistema de autoatendimento através de uma gama de produtos orientados não só às gruas, mas também vending em geral, lavanderias self service, poltronas de massagem, coffee machines e mercadinhos de condomínio, permitindo o aumento de suas vendas, e consequentemente, de sua receita. Contudo, trabalhamos com a indicação de parceiros fabricantes que vendem as gruas de pegar. Ou seja, você terá toda a tranquilidade de contar com times que te ajudem desde a aquisição da máquina, ao contato com fornecedores de brindes, até a parte final que é a inclusão do sistema Vendpago e o sucesso da sua operação.


Consulte mais informações, nesta guia aqui.


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page