O cenário das máquinas de venda automática está preparado para uma mudança incrível marcada pela personalização, inteligência artificial (IA) e transações sem dinheiro, também conhecidas internacionalmente como “cashless” para 2024. A trajetória das vendas em autoatendimento tem sido notável, impulsionada pelos avanços tecnológicos e pela evolução dos hábitos de consumo, desde a pandemia. O que começaria com a venda de livros controversos, tabaco e pequenos snacks já no final do século 19, e expandiria para lanches e bebidas em ambientes corporativos na segunda metade do século 20, evoluiu para um vasto mercado no tempo presente, abrangendo produtos de beleza, cigarros eletrônicos, carregadores, equipamentos de ginástica, álbuns de figurinhas e muito mais. O assunto, considerando as últimas notícias deste mercado em países como os Estados Unidos, agora gira em torno da revolução do varejo automatizado, especialmente sobre máquinas de venda automática personalizadas e alimentadas por IA.
Estes conceitos não são apenas palavras da moda, mas significam um setor em rápida expansão. Os empreendedores com visão de futuro já estão de olho no domínio que as novas vending machines poderão exercer, tomando decisões estratégicas e investimentos à medida que antecipam as tendências para 2024 e o futuro.
PANORAMA GERAL
A rápida evolução deste mercado exige o aproveitamento das últimas tendências tecnológicas, a fim de se obter vantagens significativas. A adoção de vending machines personalizadas, as soluções de venda inteligentes e o checkout digital podem ser fundamentais para se manter uma vantagem de negócios competitiva, e assim, atrair mais clientes, permitindo inclusive que você escale o seu negócio, ou, a sua marca.
O panorama das vending machines já está passando por uma transformação, com os modelos tradicionais já sendo redefinidos por grandes marcas norte-americanas, bem como as suas parcerias e modelos de negócios de autoatendimento voltados às arenas esportivas da NBA, NHL e NFL, cujo intuito é oferecer aos clientes experiências de compras cada vez mais imersivas, automatizadas e ágeis. As soluções de vendas inteligentes estão remodelando a indústria, fortalecendo o nicho das conveniências, e as máquinas personalizadas estão na vanguarda do varejo automatizado contemporâneo.
Longe dos modelos convencionais, essas soluções são elaboradas para atender aos requisitos precisos tanto da indústria, quanto do entretenimento, além da localização e demanda. Seja implantando unidades de venda automática de cupcakes em locais movimentados, introduzindo máquinas de venda automática de pizza em uma arena esportiva, ou posicionando-as estrategicamente em ambientes B2B (negócios para negócios), as soluções personalizadas estão revolucionando o cenário. Os investidores com visão de futuro estão atentos ao potencial de colocação destas máquinas em centros urbanos emergentes, capitalizando as tendências gerais de urbanização em áreas crescentes, bem como a digitalização, que deverão definir o ano que se inicia.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A ascensão da inteligência artificial (IA) pode posicionar as vending machines inteligentes como players cruciais no mercado, já em 2024. Aproveitando a tecnologia IA, estas máquinas poderão simplificar a gestão de inventário, oferecer experiências personalizadas aos clientes através de análises preditivas e promover operações ecológicas, reduzindo o consumo de energia. Estas capacidades não só atendem à crescente consciência ambiental, mas também às expectativas digitais.
Estas máquinas poderão ser capazes de prever produtos de alta demanda com base em dados gerais como a hora do dia, padrões climáticos ou tendências de mídia social. Ao aproveitar a análise preditiva, os operadores de vending alimentadas com IA poderão garantir estoques abastecidos de itens muito procurados, mitigando assim o risco de produtos fora de estoque e aumentando a satisfação do cliente. Além disso, essas máquinas poderão fornecer opções personalizadas, desde recomendações de produtos até ofertas e promoções personalizadas, adaptadas às preferências individuais. A tecnologia de inteligência artificial está preparada para revolucionar as experiências de vendas, criando interações cada vez mais imersivas e personalizadas.
PAGAMENTOS CASHLESS
O aumento da preferência por métodos de pagamento sem contato, por parte dos clientes, já demonstra uma forte tendência como modelo para os sistemas de autoatendimento, como as vending machines, gruas de pegar, entre outros. Oferecendo conveniência tanto para consumidores quanto para os operadores, os métodos de pagamento sem dinheiro, como cartões bancários, Apple Pay, Alipay, PayPal e outras opções de pagamento eletrônico (PIX para o caso do Brasil), estão remodelando a experiência do usuário e aumentando a eficiência operacional. Ao integrar promoções e descontos especiais, as empresas podem incentivar os clientes, fomentar a fidelidade e ampliar os esforços de promoção da marca.
MAS QUAIS AS DICAS EM UM CENÁRIO COMO ESSE?
Permanecer à frente nas tendências futuras é estratégico, mas as abordagens táticas de marketing são igualmente essenciais. Uma vez que adentramos ao primeiro bimestre de 2024, aqui estão cinco dicas indispensáveis para que você saia na frente, garantindo adaptabilidade e inovação no cenário do varejo automatizado:
1. Adote tecnologia de ponta: Invista em vending machines inteligentes, seja ofertando produtos para nichos específicos, seja personalizando-as, ou integrando-as com sistemas integrados, para uma experiência de compra perfeita e informações valiosas sobre o seu consumidor.
2. Compreenda o seu público: Busque sempre adaptar não apenas os produtos, mas também o marketing para grupos de consumidores específicos, atendendo às suas necessidades e preferências exclusivas.
3. Diversifique sua linha de produtos: Caso você não atenda a nichos específicos, mas ainda queira alguma personalização em sua vending, comece ofertando boa variedade de itens, desde lanches até eletrônicos, o que ampliará sua carteira de clientes e aumentará o seu ticket médio.
4. Priorize a experiência do cliente: Certifique-se de que suas máquinas de venda automática sejam fáceis de usar, bem conservadas, limpas, posicionadas de maneira conveniente e ofereçam experiências de compra rápidas.
5. Implemente monitoramento inteligente: utilize análises para supervisionar remotamente o status da máquina, otimizar o inventário e adaptar estratégias de marketing com base em dados em tempo real. O sistema ERP da Vendpago pode ser muito útil.
Diante do cenário impulsionado pela tecnologia ao longo dos últimos quatro anos, a tendência é que os negócios de autoatendimento continuem crescendo exponencialmente em 2024. Ao permanecerem atentos a essas tendências e metodologias, as empresas que oferecem vending machines personalizadas e soluções de varejo automatizadas estarão preparadas para agregar valor aos consumidores e expandir sua presença no mercado. Seja através de experiências elevadas para o cliente ou via integração de tecnologia de ponta, o caminho a seguir apresenta oportunidades abundantes de crescimento e sucesso no varejo automatizado.
Para operadores de autoatendimento, explorar novos locais como hotéis, atrações, centros de entretenimento ou shoppings pode ser um empreendimento promissor. Os consumidores buscam conveniência, experiências de pagamento perfeitas e acesso imediato – e as vending machines, assim como as gruas, poltronas, coffee machines atendem a essas expectativas. Se você está pensando em diversificar seu negócio de vendas, 2024 pode ser um ano transformador.
Entre em contato conosco para saber como nossos especialistas podem apoiar sua jornada para se tornar um divisor de águas neste cenário em evolução.
escrito por TCN. traduzido e adapatado por Vendpago.
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